8 dicas para driblar o estresse do dia a dia

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Um estudo realizado pela International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) aponta o Brasil como o segundo colocado no ranking de países com o maior nível de estresse no mundo. Segundo o levantamento, de cada dez trabalhadores, três pelo menos sofrem da doença. E esses números não estão relacionados apenas aos trabalhadores e jovens, as crianças também são acometidas pelo problema.

Para a coordenadora de Psicologia do Hospital VITA Batel, Luciane Bozza Bertoncello, é necessário buscar alternativas para manter o bom humor e a qualidade de vida. “Assim como diz a música, é preciso saber viver. A pessoa tem que procurar atividades para driblar o mau humor e ter uma vida leve e mais agradável”, aconselha Lucia.

Confira as dicas da psicóloga para combater o estresse e melhorar a qualidade de vida: 

8 dicas para driblar o estresse do dia a dia

  1. Comece o dia desejando “bom dia” a todos que encontrar, seja no elevador, no trabalho, na academia, mesmo que a pessoa não lhe responda. Devemos ser persistentes, um dia o cumprimento será retribuído;
  2. Conheça pessoas e faça novas amizades, aumente o seu círculo de amigos;
  3. Viaje: seja para longe ou perto, com dinheiro ou sem dinheiro, sozinho ou acompanhado, o importante é sair da rotina por, pelo menos, um período no ano;
  4. Tenha um hobby: para o homem acaba sendo mais fácil ter um amigo para ir pescar, jogar ou assistir partidas de futebol, torcer por um time ou andar de moto. Já a mulher, quando não está trabalhando e é mãe, tende a encontrar atividades que envolvam os filhos ou, até mesmo, limita-se a dar um jeito na casa. Por incrível que pareça, isso é mais frequente do que se pensa e não é saudável. Ela precisa encontrar um hobby somente dela. Trabalhos manuais são excelentes opções, assim como a dança, esportes ou mesmo um jantar entre amigas regularmente. O ideal é que o hobby não tenha semelhança com a profissão e com as obrigações do cotidiano;
  5. Boas noites de sono: O sono afeta o humor. Por isso, além das oito horas indicadas pelos especialistas, é preciso manter o ambiente com carinho. Colchão e travesseiros de boa qualidade, assim como uma roupa de cama limpa e cheirosa, darão o aconchego necessário;
  6. Alimentação adequada: tenha uma dieta composta por alimentos saudáveis e que façam bem ao intestino. Buscar o auxílio de um nutricionista poderá ajudar;
  7. Brinque! Lembre-se: adultos também brincam;
  8. Busque atividades que lhe façam bem e divirta-se!

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