Uma maior flexibilidade de horário, melhor qualidade de vida, autonomia de decisões… Esses são alguns dos principais motivos que levam uma pessoa a desejar abrir seu próprio negócio. Porém, é claro, nem tudo é um “mar de rosas”. Abrir o próprio negócio não oferece somente vantagens e, para isso, é preciso de muita responsabilidade.
Todo profissional que abre seu próprio negócio se dá a chance de se realizar pessoalmente e profissionalmente, colocando suas visões e intuições em prática. Os empreendedores obterão desenvolvimento, expansão e êxito financeiros e mercadológicos, tornando-se assim profissionais independentes tanto no âmbito profissional, quanto no econômico. A pessoa que optar por abrir seu próprio negócio com certeza terá muitos desafios diariamente. Flexibilidade e visão são de extrema importância… Agora quem se tornou empreendedor está à frente, não é mais coadjuvante.
Sendo proprietária, a pessoa estará exposta a mudanças e ações inesperadas e tempestivas, que exigem jogo de cintura, flexibilidade, bom senso e experiência financeira, humana e comercial para lidar. Se tratando de imprevistos e adversidades, o mercado brasileiro exige do empresário pelo menos que ele seja capacitado para evitar prejuízos financeiros e mercadológicos insustentáveis.
O profissional precisa estar disposto e preparado para assumir responsabilidades diante do seu mercado e clientes. A busca por produtos e serviços está cada vez mais qualificada e os consumidores tendem a exigir maior conhecimento e eficiência do empreendedor. Junto a isso está muito claro que a carga tributária tende dificultar o empreendedorismo. Outro ponto importante, é a ausência do cartão para o empresário, que por muitas vezes terá um dia de trabalho com mais de 8 horas por dia e ainda sem um salário depositado na conta corrente no final do mês. Lembrando que férias e feriados serão coisas do passado no início. É claro que tudo isso tende a ir se ajustando com o tempo e mais experiência empresarial.
Quais as desvantagens de se abrir o próprio negócio:
As principais coisas que uma pessoa deve considerar antes de abrir seu próprio negócio:
Leia também: 20 hábitos que você deve eliminar da sua vida antes dos 30