Artrite é a inflamação em uma ou mais articulações, que são as “juntas” entre dois ossos. Existem mais de 100 tipos diferentes e suas causas são diversas.
Os principais tipos de artrite são a reumatoide e a osteoartrite (também conhecida como artrose).
Outros tipos mais comuns podem incluir:
A inflamação nas articulações pode ser decorrente de:
A artrite pode resultar em lesão da cartilagem ( um tecido que protege a articulação, permitindo que ela se mova suavemente alem de absorver choques entre os ossos), dos ossos locais, da capsula articular e ligamentos. Quando sua causa e tratada a tempo a articulação volta ao normal. Dependendo da causa isso nem sempre ocorre. Nesses casos, o paciente é diagnosticado com artrite crônica.
Alguns fatores são considerados de risco para o surgimento da mesma. Conheça:
Os principais sintomas costumam seguir um padrão, apesar dos vários tipos diferentes que existem da doença. Eles são:
Primeiramente, o médico fará um exame físico para identificar os locais de dor. Nele, o paciente deverá movimentar as articulações para ver se há alguma lesão.
Em seguida, o médico poderá solicitar alguns exames específicos, como:
O principal objetivo do tratamento é diminuir a dor do paciente e evitar maiores danos no futuro, melhorando as funções das articulações.
O tratamento específico vai depender da causa da artrite. Em geral, ele é feito por medicamentos, como analgésicos, drogas antirreumáticas, corticoides e imunossupressores; por fisioterapia, em que são prescritos exercícios que ajudam a recuperar a função das articulações; e eventualmente por cirurgia como um último recurso, para reconstruir as articulações afetadas ou substituí-la por outra.
Aliada a esse tratamento, uma mudança no estilo de vida deve acontecer também para que o tratamento tenha mais sucesso.
Leia também: Apendicite e os fatores de riscos da doença