Alimento muito consumido por amantes de musculação, a clara de ovo pode ser considerada uma fonte de proteína barata e com o teor de gordura próximo a zero. A função mais buscada por aqueles que praticam atividades físicas é ao aumento da massa muscular, porém esta possui muitos outros benefícios.
Além de agir no aumento muscular, ela ainda auxilia na boa saúde da pele e colabora no emagrecimento. Este último feito se dá pelo alto teor de proteínas contido na clara, aumentando a saciedade e permitindo um consumo menor de calorias durante as outras refeições e ao longo do dia. Dentre os nutrientes encontrado na clara de ovo, podemos citar selênio, potássio, magnésio, riboflavina ou vitamina B2, ácido pantotênico ou vitamina B5, colina, betaína e folato. É composto ainda por cerca de 3,6 gramas de proteína, 0,24 gramas de carboidratos e 55 miligramas de sódio.
De fácil acesso e valor acessível, este alimento pode ser considerado um ótimo aliado da saúde, contendo uma gama de benefícios se consumidos regularmente. Saiba mais sobre as aplicações e vantagens deste ingrediente:
A clara de ovo é considerada uma proteína com alto valor biológico, também chamado de AVB. Isto significa que ela possui grande variedade de aminoácidos essenciais ao corpo. Confira a seguir alguns destes aminoácidos e suas funções:
A popularidade deste alimento como recurso para aumentar massa muscular vem crescendo a cada dia. Isso ocorre devido a prática de musculação promover o rompimento das fibras musculares, sendo que estas deverão ser regeneradas. Ao consumir a clara de ovo, ela irá ajudar o organismo na síntese de novas proteínas, proporcionando assim um maior desenvolvimento muscular.
Esta ação é resultado da combinação dos diferentes aminoácidos e pela presença da albumina em grande quantidade, regenerando e aumentando as fibras musculares e, consequentemente, promovendo um aumento do volume do músculo.
Algumas pessoas mais sensíveis podem vivenciar sintomas como mal-estar intestinal, gases, cólicas e diarreia provindos do consumo deste alimento. Pessoas com problemas renais também devem evitar consumi-la em excesso, já que os rins são responsáveis por metabolizar o excesso de proteína consumida, podendo causar uma sobrecarga nestes órgãos. A suplementação com clara de ovo também deve ser evitada por pessoas com alergia ou sensibilidade ao mesmo, sendo indicada a busca por um nutricionista se houver qualquer sintoma diferente.
Rica em proteínas e com ação coadjuvante na recuperação muscular, a clara de ovo pode ser uma opção fácil e prática para conquistar aumento da massa magra, emagrecimento ou mesmo uma pele mais saudável. Procure introduzir este alimento nas suas refeições e beneficie-se com as vantagens de seu consumo regular.
Leia também: Ovo: o alimento que é fonte de proteínas