O Mal de Alzheimer é uma doença em que o diagnóstico precoce é fundamental para retardar o seu avanço, pois normalmente vai-se agravando com o progredir da demência.
Embora o esquecimento seja o sinal mais reconhecido deste problema, o Alzheimer pode começar por se manifestar com os outros sintomas como confusão mental, apatia, mudanças de humor ou perda da cognição para realizar tarefas simples como contas de matemática.
Por isso, é muito importante ficar atento a todas as pequenas alterações que podem ajudar na identificação da doença. Quando afeta os jovens, estes sintomas podem começar a aparecer por volta dos 30 anos de idade, mas o mais comum é que eles surjam a partir dos 70 anos.
Alguns sinais importantes que podem ajudar na identificação precoce da doença incluem:
Para fazer o diagnóstico da Doença de Alzheimer é necessário observar vários sinais e sintomas da demência. Além disso, para confirmar qual o tipo de demência é necessário realizar exames de imagem como ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
No consultório médico o neurologista poderá realizar uma série de testes que podem indicar o comprometimento da memória e orientação.
Leia também: Lúpus: saiba mais sobre os sintomas e tratamentos