Anemia
A anemia é uma patologia que se caracteriza por uma diminuição anormal da concentração de hemoglobina no sangue, resultante da carência de um ou mais nutrientes essenciais.
Ela ocorre quando, seja qual for a causa, os níveis de hemoglobina no sangue são inferiores a: < 12g/dL em mulheres; < 13g/dL em homens e < 11g/dL em gestantes.
Existem algumas situações mais propícias ao desenvolvimento:
Ela está associada à depressão, a um desempenho reduzido no trabalho e no esporte, além de comprometimento das funções cognitivas e intelectuais.
Casos em crianças, podem haver dificuldade de aprendizagem, não irem bem na escola; infecções com mais frequência e atraso de crescimento. Os adultos toleram menos os exercícios, têm menor rendimento no trabalho, podem ter palpitação, falta de ar, desânimo, às vezes simulando até um quadro de depressão. Queda de cabelos, unhas mais fracas e quebradiças também são sintomas.
O diagnóstico da anemia é feito, de forma geral, observando os indicadores laboratoriais (hematológicos).
Veja os parâmetros:
A investigação da anemia é tão importante quanto o tratamento da mesma, pois vale lembrar, a anemia é sempre um sinal de alerta de que alguma coisa está errada com a saúde da pessoa. Muitas vezes, o primeiro sinal de um tumor de estômago ou de intestino é a anemia. Portanto, não houver uma investigação da pessoa com anemia, pode-se perder a chance de fazer o diagnóstico de um tumor numa fase ainda potencialmente curável
Destaca-se como possíveis problemas decorrentes da anemia:
Repercussões maternas da anemia são:
Em relação ao comprometimento fetal, podem ser destacados:
Anemia na gravidez é grave? Sim. Aumenta o risco de aborto, prematuridade, da criança ter baixo peso ao nascer e, em alguns casos, até causa risco de morte tanto para a mãe quanto para a criança.
Deve-se tratar, principalmente excessivas na menstruação.
A dieta também é importante para a prevenção. Uma dieta mais rica em ferro significa maior aporte de alimentos à base de carnes, que são ricas em ferro heme, como vísceras (fígado), coração, peixe, sardinha em lata, e frango.
A vitamina C contribui para aumentar a absorção do ferro não-heme e anular o efeito dos fatores inibidores da absorção do ferro.
Estar atenta à saúde como um todo, cuidar da alimentação de uma forma geral e, sempre que notar sintomas, procurar ajuda médica, é o melhor caminho para evitar a anemia e qualquer outro problema de saúde.