É extremamente importante evitar a exposição solar sem proteção adequada para prevenir o câncer de pele. A exposição solar pode trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce e até câncer de pele. Somente uma proteção adequada para conseguir um bronzeado saudável, duradouro e livre da exposição solar.Para isso, é necessário adotar uma série de hábitos:
- Usar filtro solar FPS no mínimo 30, diariamente;
- Reaplique-o pelo menos mais duas vezes no dia e espere pelo menos 30 minutos após a aplicação para se expor ao sol,
- Procure evitar os momentos de maior insolação do dia (entre 10h e 16h) e fique na sombra o máximo que você puder.
Riscos e danos da exposição solar
O sol emite vários tipos de radiação, sendo os tipos UVA e UVB os mais conhecidos. Os raios UVB são os mais prejudiciais, responsáveis por aquela pele avermelhada, que fica ardendo, e sua concentração é maior nos horários centrais do dia, quando o sol está mais forte. Já os raios UVA são aqueles que deixam a pele bronzeada e oferecem menos risco. Além do protetor solar, use protetores físicos, como chapéus e camisetas.
Conheça os tipos de radiações
Radiação Ultravioleta
A radiação Ultravioleta (UV), que faz parte da luz solar que atinge o planeta, ao penetrar na pele profundamente, desencadeia reações como as queimaduras solares, as fotoalergias e o bronzeamento. Os UV podem provocar também reações tardias, devido ao efeito cumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele. A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB:
Radiação UVA
Constituindo a maior parte do espectro ultravioleta, a radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma maneira durante os doze meses do ano. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.
Radiação UVB
A incidência de UVB aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10 e 16 horas quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. Os raios penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.