Pele áspera, seca e apresentando rachaduras são sinais de ressecamento. A perda da oleosidade na epiderme pode ser causada por banhos quentes, temperatura muito elevada e baixa umidade do ar. Levando a mesma a ter uma pele ressecada.
A pele ressecada é bastante comum, normalmente não é um problema sério, e é caracterizada por uma quantidade inapropriada de água na epiderme, a camada mais superficial da pele. Homens e mulheres são igualmente afetados pelo sintoma, mas idosos têm uma tendência muito maior de ter pele ressecada. Isso porque a produção de óleos e lubrificantes naturais tende a diminuir com a idade.
Normalmente as áreas em que a pele fica mais ressecada são as mãos, braços e a parte inferior das pernas. Fatores como umidade do ar, uso de água quente nos banhos, e temperaturas elevadas ou muito frias interferem na hidratação natural da pele.
A maior parte dos casos de pele ressecada estão ligados ao lugar em que a pessoa vive e a sua rotina, como:
Mas, além destes casos, as seguintes condições de saúde podem ocasionar a pele ressecada:
A maioria dos casos de pele ressecada é possível ser resolvido com cremes hidratantes que contenham ácido láctico e/ou ureia. Agora no caso de problemas mais sérios, como dermatite, psoríase, entre outros, o dermatologista pode indicar cremes especiais e, às vezes, formulas de manipulação.