Manter as unhas bem feitas e saudáveis são alguns dos maiores cuidados das mulheres no quesito beleza. Afinal, pés e mãos impecáveis são sinônimo de higiene e cuidado com o corpo. Mas unhas bonitas nem sempre são fáceis de manter: por vezes ficam finas, fracas e descamam com facilidade. Para resolver o problema, o primeiro passo, antes de tudo, é descobrir o que causa essa fragilidade: má circulação, anemia e até mesmo doenças da tireóide podem estar entre os motivos. A boa notícia é que, com alguns simples cuidados, é possível resolver a maioria dos casos. Confira sete dicas para reverter a situação:
Quando as unhas são lixadas, as camadas de proteína que as compõem vão sendo eliminadas. Como nas unhas quebradiças essas camadas estão separadas ou quebradas, deve-se ter atenção redobrada para não agravar o problema.
Ela funciona como uma cutícula protetora que preserva as unhas dos pigmentos dos esmaltes.
Asim como a pele, as unhas também precisam de hidratação. Caso contrário, elas podem ficar ainda mais ressecadas e quebradiças. Produtos a base de ureia são a melhor opção para protegê-las.
Evite manusear qualquer produto de limpeza sem luvas. Ao entrar em contato com detergentes, águas sanitárias, entre outros, as unhas são expostas à ação de agressivas substâncias, podendo quebrar e ressecar com maior facilidade (além de diminuir o tempo de duração dos esmaltes).
Atividades corriqueiras, como digitar no teclado com frequência ou lavar louça, podem levar à quebra das unhas. Evite a ruptura forçada delas mantendo-as em um tamanho mais curto.
A deficiência alimentar pode agravar o estado de unhas predispostas à quebra. Quando há ausência de vitaminas e proteínas em nosso organismo, a pouca quantidade desses nutrientes é direcionada para outros órgãos do corpo. Portanto, mantenha uma dieta equilibrada para manter as unhas bonitas e saudáveis.
Leia também: Conheça os tipos de doenças de unhas