Muito tradicional na mesa brasileira, a maria-mole nada mais é do que um doce cujos ingredientes principais são açúcar, claras em neve e gelatina incolor. Pode ser comprada pronta, em caixinhas de sabores variados, ou preparada em casa mesmo.
A maria-mole é uma invenção de Antonio Bergamo, descendente de italianos que fabricava doces em São Paulo. Ele procurava um jeito de aproveitar as claras de ovos, e ao acrescentar gelatina à mistura, viu que o resultado foi um doce que não endureceu. Foi daí que surgiu o nome.
Utilizando a maria-mole você pode fazer um delicioso pudim que não vai ao forno e precisa de poucos passos para ser preparado. É daquelas sobremesas rápidas e que todo mundo ama.
O pudim de maria-mole pode apresentar diferentes versões e sabores. Tendo a mesma base de ingredientes, é possível colocar a imaginação para funcionar e misturar os sabores que mais agradam ao seu paladar. A calda também pode ser do que você preferir, do tradicional açúcar caramelado até geleia de frutas ou raspas de chocolate. É de ficar com água na boca!
Esse pudim é muito fácil de fazer, principalmente porque não vai ao forno.
Bata bem e coloque na forma caramelizada. Leve a geladeira por 4 horas ou até sentir que está firme para desenformar.
Ferva o leite (1 xícara). Dissolva a maria-mole no leite. Leve ao liquidificador e bata por 5 minutos (é importante bater). Adicione o leite condensado e o creme de leite e bata novamente só p/ misturar. Fora do liquidificador misture 4 colheres de sopa de coco ralado e leve para gelar. Após endurecer polvilhe coco ralado.
Leia também: Sobremesas geladas para comer durante o verão