Diariamente o organismo acumula substâncias tóxicas provenientes de diversos fatores, como má alimentação, consumo de bebida alcoólica, estresse, poluição etc.
Esse acúmulo de substâncias tóxicas no organismo pode gerar: dificuldades para emagrecer, celulite, acne, indisposição, entre outros problemas. Por isso, atualmente fala-se muito da importância da desintoxicação por meio de uma “dieta detox”, que propõe a combinação de alimentos certos para eliminar toxinas, fazendo com que o organismo volte a trabalhar melhor.
Neste contexto, as sopas detox ganham bastante destaque por serem de simples preparo e permitirem inúmeras possibilidades, agradando aos mais diferentes paladares.
A sopa detox é a combinação de ingredientes que ajudam o organismo a eliminar toxinas e queimar gorduras. Sua base são folhas verdes escuras (couve, rúcula, espinafre etc.) e crucíferos (repolho, couve-flor etc.) que ajudam no processo de detox feito pelo fígado, além de ingredientes termogênicos como o gengibre. ”
Destaca-se como benefícios deste tipo de sopa:
Confira algumas receitas práticas de sopas detox:
Modo de fazer: em uma panela refogue o alho no azeite. Acrescente a água e deixe ferver. Junte os demais ingredientes e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio. Quando os legumes estiverem macios, desligue o fogo, adicione o sal e a pimenta do reino. Espere a sopa ficar morna e bata tudo no liquidificador. Sirva polvilhando orégano a gosto.
Modo de fazer: em uma panela antiaderente refogue a cebola e o alho. Junte a água e cozinhe o inhame já sem a casca com o gengibre. Quando o inhame estiver macio, amasse-o na própria água de cozimento. Acrescente espinafre, acerte o sal e ferva por mais dois minutos ou até as folhas amolecerem. Acrescente a linhaça e sirva.
Modo de fazer: em uma panela funda, aqueça metade da colher de azeite com a cebola e o alho. Acrescente tomate, cenoura, manjericão, inhame e abobrinha, e deixe refogar por alguns minutos. Junte a água fervente até cobrir todos os legumes e deixe cozinhar até ficarem macios. Tire do fogo e espere amornar. Bata no liquidificador e reserve. Na mesma panela, coloque o restante do azeite e refogue as ervilhas. Junte a sopa batida no liquidificador, acrescente o sal e deixe fervendo por dois minutos. Sirva com rúcula e coloque linhaça, gergelim e pimenta.
Modo de fazer: refogue na metade do azeite a cebola, o alho, a salsa, a mandioca e o brócolis. Junte a água fervente até cobrir todos os legumes e cozinhe até amaciar um pouco a mandioca e os brócolis. Retire do fogo e deixe amornar. Bata no liquidificador e volte a mistura na panela, adicione sal e leve novamente ao fogo. Deixe cozinhar alguns minutinhos. Em uma frigideira coloque o restante do azeite e grelhe o tofu. Sirva a sopa com o gergelim, linhaça, pimenta e o tofu grelhado.
Modo de fazer: em uma panela funda coloque o azeite e refogue a batata doce, a cebola, o alho e a abobrinha. Acrescente a água fervente até que cubra todos os legumes e deixe cozinhar até que amoleça um pouco a batata doce. Retire do fogo e deixe amornar, depois, bata no liquidificador. Coloque a mistura novamente na panela e junte a salsa, lentilha, sal, pimenta e cúrcuma. Deixe no fogo até aquecer. Coloque o agrião e a castanha e sirva.
Modo de fazer: descasque e corte os legumes em pedaços, coloque em uma panela de pressão e leve para cozinhar com 1 litro e meio de água. Quando estiver macio, servir. Não bater no liquidificador.
Modo de fazer: refogue em uma panela funda o alho, a cebola, o gengibre e o salsão no óleo de coco. Junte o repolho, a salsinha, a couve, o brócolis, a couve-flor e o chuchu e cubra com a água fervente. Cozinhe até ficar “al dente” (não deixe os legumes ficarem mole demais). Retire do fogo e deixe esfriar um pouco, depois, bata no liquidificador. Volte a mistura na panela, acrescentando sal e pimenta do reino e leve ao fogo para esquentar.
Modo de fazer: numa panela funda aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Junte a abóbora e refogue mais um pouco, depois acrescente o gengibre picado. Coloque a água fervente até cobrir todos os ingredientes e deixe cozinhar até a abóbora começar a desmanchar. Retire do fogo, espere amornar. Bata no liquidificador até conseguir uma consistência homogênea. Volte a mistura na mesma panela e leve ao fogo para aquecer por cerca de 3 minutos. Sirva com um fio de azeite.
Modo de fazer: em uma panela coloque o azeite e a cebola para dourar. Depois despeje os demais ingredientes na panela e deixe em fogo brando por aproximadamente 5 minutos. Em seguida coloque a água e deixe cozinhar.
Modo de fazer: em uma panela com água fervente (suficiente para cobrir os alimentos), coloque a abobrinha, a cenoura e o brócolis e deixe cozinhar. Em outra panela refogue a cebola ralada, o manjericão picado e o alho. Depois bata a abobrinha e o brócolis cozido no liquidificador junto com a couve e o azeite. Coloque a mistura na panela com o refogado e adicione sal e pimenta branca a gosto. Sirva enfeitado com o mix de gergelim.
Modo de fazer: em uma panela coloque o azeite e refogue o alho picado. Coloque a água e deixe ferver, depois, adicione todos os ingredientes e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio. Quando os legumes estiverem macios, desligue o fogo e adicione o sal e a pimenta do reino. Espere a sopa amornar e bata tudo no liquidificador. Sirva polvilhando orégano.
Modo de fazer: doure a cebola no azeite e adicione o alho poró cortado em rodelas, refogue por 10 minutos. Adicione 500 ml de água e deixe ferver. Ao levantar fervura, adicione a abobrinha cortada em cubinhos e deixe a mistura ferver por mais 20 minutos. Depois que esfriar, bata no liquidificador até virar um caldo, leve ao fogo novamente e adicione pimenta do reino, sal e chia. Cozinhe por mais 5 minutos e sirva.
Leia também: Receita de bolo de banana com aveia